segunda-feira, 7 de março de 2011
Liberdade de expressão
Ontem eu li no facebook de uma pessoa que eu conheço o termo "Estão querendo tirar minha liberdade de expressão". Não sei em qual contexto ela escreveu isso, mas me pus a pensar até aonde temos a tal liberdade de expressão.
E nessa linha de raciocínio, eu vou falar do lado jornalístico da coisa, até porque eu sou um jornalista. Seria demagogia da minha parte falar sobre a liberdade pessoal das pessoas.
Olhando para o lado do jornalista, eu acredito que nós não temos total liberdade de expressão. Nem aqui, nem em outra parte do mundo. Falam que a imprensa é livre para opinar, mas não é bem assim que acontece.
Nós jornalistas temos que seguir um padrão da linha editorial da empresa no qual trabalhamos, isso é fato. Se o teu superior manda você aquilo, cabe a você fazer o que pediu, ou então, está na rua.
Me lembro muito bem das palavras do meu professor de jornalismo no primeiro dia de aula na faculdade: "O jornalismo é um mundo sujo". Não somente pelo fato das pessoas puxarem o seu tapete, mas outras coisas estão envolvidas também.
É claro que ele não quis englobar todos os jornalistas, até porque quem quer ser trapaceiro, entre outras coisas, vai ser, mas aquele que luta pela verdade, por querer mudar o mundo, vai enfrentar muitos desafios nesse carreira e será reconhecido como um bom profissional lá na frente.
Já vi muitos jornalistas serem demitidos ou perderem suas vidas pelo fato de falarem o que pensam. Aí eu pergunto: Cadê essa porra de liberdade de expressão?
Essa semana mesmo eu vi que o jornalista no Norte ou Nordeste do Brasil, denunciou uma corregedoria da polícia. No dia seguinte, um comboio com cerca de 10 ou mais viaturas passaram em frente a redação do jornal em questão, com a sirene ligada até o último volume. Ou seja, querendo intimidar os jornalistas.
Se aqui no Brasil já tem isso, fico imaginando em países como Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, entre outros, que tem ditadores no comando. Ou você fala o que eles querem, ou então, só Deus sabe o que pode acontecer. Nesses países, dificilmente eles falam desses ditadores, sob pena de censura.
Lembram o caso de uma TV ou rádio venezuelana que foi tirada do ar pelo presidente do país, Hugo Chavez, porque falaram contra ele? Então, é um dos casos da falta de liberdade da imprensa.
Enfim, liberdade de expressão todos tem que ter. Não podemos podar o que as pessoas pensam ou acham. Se não concorda, pelo menos tem que respeitar. É assim que as coisas tem que funcionar, ou ao menos deveriam.
Por isso digo que não sei qual foi o contexto da frase dessa conhecida minha. Não sei o porque estão querendo tirar a liberdade dela se expressar. Mas no mínimo a pessoa ou as pessoas, teriam que ao menos ter consciência para respeitar o direito dela se expressar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário