segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden morreu, mas seus seguidores continuam vivos



02 de maio de 2011, um dia para entrar para a história. Assim, como aconteceu no dia 11 de setembro de 2001. Quase 10 anos depois, o grande responsável por aquele ataque insano (ou um deles), está morto.

Americanos saíram as ruas para comemorar a morte de Osama Bin Laden. Muito compreensível. Eu entendo essa alegria, esse êxtase que a população norte americana tem nesse momento. Eu faria o mesmo se fosse um deles, ou de algum país que fosse atacado por essa corja.

Por dias e semanas, esse sentimento de alegria, de liberdade, vão perdurar para esse povo. Porém (ah, se não fosse o porém), autoridades americanas tem que ter consciência que o pessoal da Al Qaeda não vai deixar barato. Cedo ou tarde, poderá acontecer um atentando igual ou pior do que aquele que houve em 2001. Espero e torço para que isso não acontece, mas infelizmente não será nenhuma surpresa se isso vir a ocorrer.

Sabendo da notícia da morte desse cara, me veio a lembrança de 10 anos atrás. Cheguei em casa vindo da escola, ligo a TV para assistir chaves e de repente me deparo com imagem do avião se chocando em um dos prédios do World Trade Center. Chocante, estarrecedor.

As  televisões brasileiras e mundias deram total cobertura durante, e não era para menos. Nem sei o que se passava na minha cabeça, talvez um: Loucura, loucura, loucura.

Independente do que os Estados Unidos possam representar para o mundo, hoje eu entendo esse sentimento de felicidade daquele povo. Eles merecem comemorar sim. Mas também, eles tem que ter a certeza que a morte de Bin Laden não vai ficar barato.

Rezo e torço para que hoje tenha tido um ponto final dessa história. Pura ilusão, mas prefiro me iludir com algumas coisas. E nesse caso, não me importo em me iludir.

Com tudo isso acontecendo, a certeza real que tenho, é que vou abortar a ideia de ir aos Estados Unidos este ano.

Paz no mundo. É disso que precisamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário