sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um global na UNIP



"Boa tarde! O Jornal Hoje está começando".

Quando você entra na faculdade, principalmente quando escolhe cursar jornalismo, você não imagina as pessoas que você pode ter contato na área. E foi assim que eu e meus colegas imaginamos quando isso aconteceu.

Nos primeiros dias de aula, nosso coordenador, José Alves Trigo, nos disse o risco de se decepcionar com pessoas que admiramos na área. Ele citou nomes de jornalistas, atletas, enfim, não vou dar nome aos bois aqui, pois ainda penso em escrever um post sobre isso, ou seja, de levar não de jornalistas consagrados.

Lembro também que o Trigo disse que em nossas atividade complementares, poderíamos trazer jornalistas para dar palestra, fosse de TV, jornal impresso, entre outros.

Me recordo que pensamos em pessoas do alto escalão, e mais, da Rede Globo de Televisão. Sonhávamos com Caco Barcellos, pois na época o PROFISSÃO REPÓRTER, estava em ascenção, e diga-se de passagem, é um dos melhores programas que existe hoje na televisão.

Nosso professor de fotografia, Oscar Yida, na época trabalhava na Globo. Do mesmo modo que ele nos ajudou a ir ao Altas Horas, ele poderia fazer essa ponte com algum jornalista global. Ele a nosso pedido tentou duas vezes com o Caco Barcellos, mas como ele estava gravando muito nos quatro cantos do Brasil, ficou difícil.

Eis que surgiu uma segunda opção: Evaristo Costa, âncora do Jornal Hoje. Oscar ficou de ver isso para a gente, e algum tempo depois eis que veio a notícia. Ele tinha aceito o convite para dar uma palestra na Unip.

Anúncios foram colocados em todos os cantos da Unip. No dia palestra, o auditório estava lotadíssimo e não poderia ser diferente. Porém, antes da palestra começar, Fernanda e eu, pedimos para Oscar nos levar ao camarim em que Evaristo estava. Fomos apresentado ao jornalista e ele foi muito receptivo conosco, agradecendo o convite.

Ele entrou no auditório e foi muito aplaudido. Mais uma vez agradeceu o convite dos alunos de jornalismo e do professor Oscar pelo convite, além é claro, de agradecer pela presença dos alunos de outros cursos também.

Evaristo começou a palestra contando porque escolheu a profissão, falou como chegou a Rede Globo, enfim, fez o resumo da sua vida. Ao final, ele abriu para o público fazer perguntas, mas deixou claro que não falaria mal da empresa no qual trabalhava. Também pudera, alguém poderia grava no celular e depois jogar no youtube..rs.

O bate papo foi legal, o jornalista foi super gentil com todos.

A palestra durou cerca de duas horas e meia e foi muito proveitoso. No final, a mulherada quis tirar foto com ele, e o jornalista mais uma vez foi bem acessível ao pedido.

Evaristo não foi  o único global a dar palestra na Unip. A jornalista Nádia Bochi, que trabalha no programa MAIS VOCÊ, também foi palestrar na faculdade. Mas, ao contrário da palestra com o Evaristo, a dela foi mais modesta, porém, não menos importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário