segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sai Lula, entra Dilma




"Nas favelas, no Senado, sujeiro pra todo lado
 Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação
 Que país é esse?"

Brasileiros e brasileiras, 2011 chegou e temos um novo presidente comandando nosso país. Aliás, uma nova presidente, ou seria, presidenta?

O fato é que Dilma vai ter muito trabalho nesses quatro anos que tem pela frente. Pressão e cobranças de todos os lados vão surgir em cima dela. Não é fácil e nem seria para qualquer pessoa que sentasse na cadeira presidencial. E cá entre nós, substituir um presidente de altos índices de popularidade feito o Lula, não é coisa das mais fáceis.

No governo dele houveram erros? Sim. Omissões? Também sim. Mas não podemos negar que ele acertou em muitas coisas que ele fez durante os oito anos em que esteve à frente do nosso país.

Uma das omissões no governo Lula, foi o fato do escândalo do mensalão. Ele disse que não sabia de nada, mas convenhamos que era impossível ele não saber o que acontecia ao seu redor, ainda mais, tendo como alvos principais, Antônio Palocci e José Dirceu, que eram seus homens de confiança.

Esse lance do mensalão e muito mais coisas que não sabemos, certamente tiveram em seu governo, mas Lula soube conternar todas as situações e seguiu em frente. Foi um momento histórico ver ele chorando nos braços do povo depois que ele entregou a faixa para Dilma.

E o que esperar do governo presidencial dela? É uma incógnita.

Na época das eleições, eu e um amigo, estávamos discutindo sobre isso. Na nossa visão, mesmo ela não sendo tão experiente assim quanto José Serra, que era seu adversário, Dilma seria a melhor opção para comandar o Brasil. Talvez pela continuidade e não por uma mudança radical. O meu receio e a do meu amigo, é que ela seja uma espécie de Celso Pitta (ex-prefeito de São Paulo, já falecido), que era um simples desconhecido, ganhou a eleição para prefeito e foi um fracasso na administração da prefeitura de São Paulo.

Dilma vai ter que trabalhar muito e errar menos. No governo dela, não se pode dar o luxo de ter escândalos tipo a do mensalão, pois a população e principalmente a mídia estarão de olho.

Acredito que mesmo de longe, Lula estará por trás dela, dando algumas dicas. E certamente se ela vacilar nesses quatro anos, Lula voltará com tudo para disputar as eleições de 2014, haja visto, que ele gostou de exercer o cargo de presidente.

Só pra constar, Dilma não era a primeira opção para suceder Lula. Antes dela, Heloísa Helena e Marina Silva, eram certamente os nomes fortes do PT para a sucessão. Mas como elas desligaram-se do partido ao longo do comando de Lula, ficou uma coisa impossível o sonho dele. Ah, e tinha também o Palocci que era um nome forte, mas aí veio o escândalo do mensalão e todos sabem o que aconteceu com ele.

Enfim, vamos ver o que dar esse mandato da Dilma. Só resta desejar muita sorte a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário