Há alguns dias, estamos vendo uma verdadeira "guerra" que está se alastrando em favelas do Rio de Janeiro.
Polícia Civil, PM, Forças Armadas, entre outros, resolveram tomar vergonha na cara e combater de fato o tráfico nas favelas e traficantes.
Não se fala mais disso. É na televisão, no jornais impressos, mídia eletrônica e por aí vai. Claro que isso se tornou público mundialmente. Acredito até que nas aulas na escola, faculdade, a discussão gira em torno dessa guerra entre policias e traficantes.
E tudo isso aconteceu, partindo de ordens de traficantes presos. Como assim?
Simples e objetivo: Advogados desses traficantes, que por sinal foram presos ou estão com o mandado de prisão expedido, são as pontes do traficantes que estão na cadeia e os outros que estão (estavam) escondidos nos morros afora.
Nesse balanço todo já tiverem traficantes mortos, feridos e presos, jornalistas e pessoas comuns atingidos por bala perdida.
Por conta dessa onda de violência toda, alguns babacas já querem manchar a imagem do Rio de Janeiro, falam que é um absurdo se fazer uma Copa do Mundo por aqui e blá, blá, blá.
Quem vê, pensa que a violência só paira no Rio. Talvez é a cidade mais afetada por isso, mas certamente tem em outros estados também. Quem não se lembra do toque de recolher que o PCC (Primeiro Comando da Capital), impôs aqui em São Paulo, alguns anos atrás?
A violência no Rio, é o mesmo que ocorre nos quatro cantos do mundo. São coisas que acontecem e vão continuar acontecendo no decorrer dos anos, décados e porque não, séculos. Claro que rezamos para isso diminuir, mas não vai acabar totalmente.
A ação da policias no morro do Alemão, está sendo perfeita até então, mas como disse o músico Tico Santa Cruz em seu blog: "Que só isso não adianta". O buraco certamente esteja mais embaixo. Só não vê, quem é cego.
Falando dos policias, no qual eu critiquei alguns no post POLÍCIA: SEGURANÇA OU MEDO?, eles ocuparam o morro todo, estão prendendo os barões do tráfico e dando aparente tranquilidade para os moradores. Esses sim, são os verdadeiros policias. Aqueles que honram as fardas que vestem.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, pois o que estã acontecendo no Rio, é uma novela da vida real.
Apesar disso tudo, o Rio de Janeiro continuará lindo.





