terça-feira, 26 de outubro de 2010
Polícia: Segurança ou medo?
"Polícia para quem precisa
Polícia para quem precisa de polícia"
Quem precisa deles? Todos nós.
Precisamos da segurança que eles podem nos oferecer. Precisamos deles para tais emergências.
Enfim, eles estão nas ruas para nos proteger. Pelo menos deveriam, pois nem sempre é assim. Sempre tem aquela minoria que preferem se corromper em troca de alguns favores. E esses elementos, definitivamente sujam a farda que vestem.
Infelizmente tem alguns policias que preferem humilhar as pessoas em cada enquadro que dão. Querem mostrar que quem mandam no pedaço, quem pode, quem faz e acontece, são eles. Não é bem por aí, mas eles se acham os reis da cocada preta.
A maioria das pessoas, principalmente os homens, já sofreram com a "boa" educação deles na hora de uma abordagem. Eu fui o exemplo disso há alguns anos.
Lembro que tinha saido para procurar emprego com meu amigo Rodrigo, e na parte da manhã, estava muito frio. E o que você faria nessas condições? Sairia de casa vestindo uma blusa de frio, certo? Sim, foi isso que fizemos.
Lá pelas dez horas da manhã, o sol tinha saido forte, mas não tiramos a blusa de frio. Lembro que cruzamos uma rua e percebi um pessoal que haviam saido de uma quadra de futsal. Uma coisa normal. Paramos no semáforo que estava fechado para gente e de repente do nada vem um pessoal gritando: "Mãos na cabeça, encostam na parede".
Minha primeira reação inocentemente foi achar que aquilo era uma brincadeira, até porque, essas pessoas estavam sem camisa, vestindo bermuda, chinelos e afins. Percebi que não era uma pegadinha quando eles repetiram novamente: "O que está esperando, já disse, mãos na cabeça, encostam na parede".
Cheguei a pensar que eram bandidos querendo algo, pois quando eu encostei na parede que ficava do lado de uma loja, olhei para as atendentes na parte de dentro dessa loja e fiz a leitura labial de uma delas: "É um assalto".
Nesta hora, veio toda a minha vida na cabeça. Comecei inconscientemente pedir perdão pelos meus pecados, pensar na minha mãe, etc. A ficha só caiu realmente que eles eram policiais, quando começaram a revistar meu amigo e eu. Ok, até aí tudo bem? Não, não estava tudo bem.
Como sabemos, existem policiais safados, que só prejudicam as pessoas. Pois bem, um pouco mais ao lado havia um hidrômetro de medir água. Quando eu olhei para aquele canto, pensei comigo: "Eles vão colocar alguns pacotinhos de drogas lá e armar para sermos presos em flagrante".
Isso não aconteceu. Eles nos revistaram, fizeram perguntas que sempre fazem nesse tipo de situaçao: "Tem passagem, usam drogas, onde mora, aonde vocês vão, estão vindo de onde?..."
Falamos a verdade. Que estávamos procurando emprego, que quando saimos pela manhã estava frio, por isso, que estávamos usando blusa de frio, etc.
Ao final disso tudo, eles olham para gente e falam: "Vão com Deus, boa sorte na procura pelo emprego".
PQP, subiu o sangue naquela hora. Como eles fazem o que fizeram com a gente, nos humilhando, falando para falar alto e em bom som as coisas que eles nos perguntavam e depois simplesmente viravam para dizer: 'Vão com Deus?". Sim, deu vontade de mandar eles tomarem naquele lugar, mas se faço isso, já viu o que poderia acontecer. O cinismo foi demais. Pior que isso, só foi olhar para trás quando fomos liberados e ver os filhos desses caras dando risada. Certamente eles continuam fazendo isso por aí.
Como havia falado no começo do texto, a polícia é feita para nos proteger e não para nos humilhar, tirar a vida das pessoas, roubar dinheiro e por aí vai. Infelizmente tem caso de policiais que matam pessoas por puro prazer. Aconteceu isso recentemente com um primo meu de 17 anos anos. Foi morto por policias e aí, como alguns fazem, sempre jogam a culpa para o morto que não pode se defender.
Tudo bem, acho que nesse post, estou malhado totalmente os policias, mas tem coisas que não dá para gente ficar calado. Existe sim policiais bons, que arriscam suas vidas por nós e que fazem o bem. Infelizmente, essas pessoas corretas ganham muito pouco. Se arriscam demais para ganhar pouco. Saem de casa sem saber se vão voltar vivos. Essas pessoas temos que tirar o chapéu.
Pode parecer contráditório o que eu vou falar agora para encerrar esse post. Sei que um dia vou precisar deles para alguma coisa. Denunciar alguém, fazer B.O, pedir ajuda em alguma coisa que cabem a eles nos ajudar, mas se você for me perguntar se eu confio totalmente neles, eu digo que não. Talvez por essas coisas que eu já passei e vivenciei.
Eu não confio e você confia?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário