segunda-feira, 11 de outubro de 2010
O temido TCC
Depois de quatro ou cinco anos de faculdade, dependendo do curso, ou então, depois de dois anos em algum curso técnico, surge o temido TCC (Término de Conclusão de Curso).
É no TCC que você coloca tudo que aprendeu durante esses anos de faculdade, é a hora em que sua conduta profissional é colocado em jogo. É nesse momento que os professores falam na sua cara se realmente você vai ser um bom profissional ou não.
No começo do último ano de faculdade, você tem que optar por fazer seu TCC sozinho, em dupla ou em grupo. É uma decisão que não é fácil, pois se você for fazer em grupo, tem que entrar em um denominador comum com o restante das pessoas sobre seu tema. Acredito que quem faz sozinho o TCC, é porque já tem um tema na cabeça desde quando entrou na faculdade.
As vantagens de se fazer um TCC em dupla ou em grupo, é que duas ou mais cabeças, pensam mais do que uma. Tudo que você faz é dividido entre ambas as partes. Agora a parte contrária é que se cada pessoa pensa de um modo diferente, as brigas já começam no grupo. Um quer isso, o outro que aquilo e o outro quer uma coisa totalmente diferente. Reuniões, conversas olho no olho para se acertar, milhares de situações quando se trabalham em um grupo. Mas é nesse momento que você vê se a pessoa tem condições de no futuro, conseguir trabalhar em grupo.
Fazer sozinho também tem sua vantagem. Como eu havia dito acima, a pessoa já sabe o tema que vai fazer e mais do que isso, se algo acontecer de errado, a pessoa pode brigar com ela mesma, sem ter que envolver outras pessoas caso ela tivesse fazendo em grupo. Desvantagens? Prepara o bolso, porque vai sair muito caro tudo que for fazer, como viagens, entrevistas, diagramação, etc.
Acho injusto alunos do último ano terem que fazer provas, trabalhos e seminários. Os professores deveriam fazer com que eles se dedicassem unica e exclusivamente ao TCC. Mas eles dizem que as normas da faculdade não permite isso. Ora bolas, mande as normas da faculdade para PQP.
Por experiência própria digo que o TCC consome muita a pessoa. Por tanto, se programem, não deixem nada para último hora.
O dia mais tenso certamente é o da banca final. O que será que os professores vão falar? Quais serão as críticas? Os elogios? Será que eu vou tirar a nota máxima? Não sei!
O importante é ao longo do ano a pessoa fazer um TCC, que no dia da banca só ouçam elogios. É díficil, pois sempre algum professor diz que ta faltando isso ou aquilo. Mas se dediquem ao máximo, pois seu TCC, pode ser usado como portifólio para o seu futuro profissional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário